segunda-feira, 27 de maio de 2013

MONUMENTO A DOM PEDRO IV!

* O "MONUMENTO A DOM PEDRO IV"  localiza-se na Praça da Liberdade, na cidade do Porto.
* Trata-se de uma estátua equestre da autoria do escultor francês Célestin Anatole Calmels. A sua primeira pedra foi colocada em 09 de Julho de 1862, tendo sido inaugurada em 19 de Outubro de 1866. Tem dez metros de altura e cinco toneladas de bronze.
* A estátua em bronze apresenta Dom Pedro IV vestido com a farda de caçadores 54 e sobre ela uma placa - sobrecasaca - que era o seu traje habitual. Na mão direita segura a Carta Constitucional de 1826, enquanto que com a esquerda segura as rédeas da cavalgadura.
* No pedestal são representadas duas cenas da vida daquele soberano, em dois baixos relevos. Inicialmente, os baixos relevos eram de mármore de Carrara, sendo substituídos mais tarde por outros em bronze. Estes acabaram roubados no ano de 2007, ano em que a estátua foi recuperada no âmbito do programa "Porto com Pinta". Aquando da retirada da tela publicitária que envolvia o monumento, constatou-se a falta das placas. Recorrendo-se a fotos dos originais, foi possível fazer as duas réplicas que foram recolocadas em Março de 2008.
* Um dos baixos relevos alude ao desembarque na praia do Mindelo (Matosinhos) onde se nota Dom Pedro IV a entregar a bandeira a Thomaz de Mello Breyner (grafia à época). O outro mostra a entrega do coração de Dom Pedro à cidade do Porto; este encontra-se na Igreja da Lapa.                                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário